Dieta sem glúten, uma opção para emagrecer

As pessoas que desejam perder peso agora têm recursos inúmeros para conseguir alcançar o peso ideal. Seja por questões de saúde, para prevenir ou como tratamento de doenças, para estágios pré-operatórios ou então para realmente manter o corpo em forma, é possível contar recursos diversos para chegar ao peso necessário.

Com o passar dos anos, tem se dado cada vez mais valor para a necessidade de manter o corpo em forma, que agora já foi provado ser um sinônimo de saúde, e com isso, especialistas da área da nutrição, da medicina, da educação física e fitness em geral, têm desenvolvido dietas, métodos, programas exercícios, cardápios tratamentos e tantos outros focados na boa forma aliada à saúde

Mas cuidado!

Ao mesmo tempo em que isso é bom, também pode ser mau, porque assim como existem os profissionais sérios nesse meio, que atuam taralhando em prol da saúde das pessoas, com segurança, observando as formas de emagrecer sem prejudicar o organismo, os exercícios que podem ser feitos e que vão trazer resultados positivos sem gerar impactos para o corpo, também existem aqueles interessados em fazer dinheiro.

Abusando do desejo das pessoas de manter o corpo em forma e chegar ao peso ideal ou da necessidade que alguns têm de emagrecer para ter mais saúde, essas pessoas de má fé colocam a disposição do público dietas arriscadas, programas perigosos e meios absurdos de perder peso. Por isso, é preciso sempre estar atento para aqueles métodos de emagrecimento que prometem milagres, que dizem emagrecer muitos quilos em poucos dias, entre outros mais.

Isso porque na grande maioria das vezes esses métodos, programas e dietas podem estar baseados em medicamentos que trazem substâncias nocivas que têm efeito colateral em nosso corpo, ou então apresentam cardápios pobres em nutrientes, restrições alimentares severas e que podem trazer consequências graves como desnutrição e anemia. Então, busque por meios confiáveis de perder peso com saúde.

Dieta sem glúten

Um desses meios confiáveis de emagrecer com saúde é através da dieta sem glúten. A dieta reduzida de glúten se trata de tirar do seu cardápio alimentos que contenham essa substância, como por exemplo aqueles derivados de farinha de trigo branca, como os pães massas em geral, bolos, entre outros.

Dieta Sem glutenDieta para celíacos traz resultados positivos para quem deseja perder peso e se manter em forma. Isso porque ao eliminar o glúten do seu cardápio você consegue ingerir menos calorias, fazendo a substituição inteligente desses alimentos. Note que não falamos em cortar de vez, mas sim de substituir os alimentos por algum que possa ter o mesmo efeito no organismo mas sem o seu lado negativo.

Para seguir uma dieta sem glúten você não precisa cortar o pão e as massas ada sua vida, basta substituir estes produtos por produtos sem glúten. Em razão das pessoas que adotam esse estilo de dieta e que evitam ao máximo o consumo de glúten, existem no mercado várias opções sem glúten para que você possa mudar seu cardápio e não deixar de comer massas.

Além das pessoas que fazem a dieta com restrição a glúten, os produtos sem glúten ainda são voltados também para aqueles que sofrem com intolerância a esta substância. Pessoas que não toleram o glúten são classificadas como celíacas, e quando ingerem algum alimento que o contenha podem ter reações desagradáveis em seu organismo, como distúrbios gastrointestinais. Isso acontece porque as pessoas celíacas tem dificuldade em digerir o glúten, então, para elas a ingestão dessa substância lhes causa muito mal.

Assim, temos duas particularidades da dieta sem glúten: as pessoas que podem consumir a substância, mas preferem cortá-la para conseguir ingerir menos calorias, e as pessoas que sofrem com intolerância ao glúten que não podem ingerir essa substância em razão do mal que faz para elas.

A diferença ente elas é que as pessoas que fazem dieta podem cortar apenas os alimentos que trazem grande quantidade de glúten, mas as pessoas celíacas precisam estar de olho nos rótulos dos produtos para poderem adquirir apenas aqueles livres de glúten, informação que consta na fórmula.

Felizmente essas pessoas não precisam deixar de comer tudo, afinal, adotando em sua dieta a farinha sem glúten elas podem comer um bolo tranquilamente, e mesmo a macarronada de domingo não fica para trás, porque com produtos como macarrão sem glúten também já existem no mercado para poder atender essas pessoas.

Seja para dieta com fins de emagrecimento ou para pessoas celíacas, estar de olho nas prateleiras do supermercado é importante para comprar apenas os produtos que não contenham glúten.

25/05/2016

Posted In: Uncategorized